Menu
Monte Alegre Menu

O processamento do café

Após chegar da lavoura, o café passa por diferentes etapas de processamento para se tornar a bebida de sabor e aroma apreciados mundialmente.

Cada etapa compreende um conjunto de processos específicos, buscando-se agregar valor ao produto para comercialização e prepará-lo para a etapa seguinte.

Soluções fornecidas

A Monte Alegre fornece soluções para o processamento do café em todas as etapas, do preparo do café recebido da lavoura ao embarque do café verde. Cada solução é um trabalho único realizado para o cliente, e pode ser definida por:

- Interpretação das necessidades de negócio do cliente;

- Criação do fluxo de trabalho em um projeto personalizado, incluindo fundação, disposição física dos equipamentos, montagem (mecânica, elétrica e pneumática) e operação do maquinário;

- Fornecimento dos equipamentos constantes no projeto;

- Assessoria durante toda a execução do projeto.

Por quê buscar soluções e não produtos?

O conceito "solução" significa fornecer ao cliente a melhor opção para atender suas necessidades de negócio, conceito que diverge da prática comum do mercado de fornecer produtos aleatórios que por muitas vezes não correspondem à expectativa do cliente e não atendem perfeitamente ao propósito pelos quais foram adquiridos.

Com mais de duas décadas de atuação no mercado agrícola, a Monte Alegre sabe que cada cliente possui seus próprios objetivos e planos de negócio, cujas necessidades são distintas dos demais. Vender produtos a esses clientes sem considerar essa particularidade é equivalente a querer vestir todas as pessoas do mundo com o mesmo tamanho de roupa.

Ao optar por uma solução, o cliente recebe vantagens que, além de viabilizar seu negócio, agregam valores intangíveis, dos quais podemos destacar:

- Produtividade: Os requisitos propostos pelo cliente se unem ao know-how da Monte Alegre na criação de um projeto de fluxo de trabalho altamente produtivo e flexível, composto pelo que há de mais eficiente no mercado do processamento de café.

- Menor investimento em maquinário: Em um projeto personalizado, são considerados todos os equipamentos que o cliente eventualmente possui. Dessa forma, o cliente adquire somente os equipamentos realmente necessários ao seu negócio, além de garantir um aproveitamento melhor dos recursos já disponíveis.

- Melhor aproveitamento de espaço: Um projeto personalizado também considera a área física disponível e sua geometria, evitando o desperdício de espaço e minimizando os custos de obra civil.

- Menor consumo de energia: A eficiência do fluxo de trabalho reduz a quantidade de equipamentos necessários para atender a demanda de trabalho, fator que reflete diretamente no consumo de energia da unidade de processamento.

- Assessoria: Durante toda a execução do projeto, desde a obra civil até a entrega técnica, o cliente conta com assessoria dos projetistas da Monte Alegre, solucionando dúvidas e auxiliando os demais envolvidos na obra.

Qual o custo disso tudo?

A Monte Alegre acredita que fatores como bom atendimento, qualidade e pós venda são fundamentais em qualquer negociação, mas não são suficientes. É necessário contextualizar motivos, traçar os objetivos, construir os resultados e enxergar que o propósito de cada cliente é único. Não há como padronizar esses fatores, portanto, não há como simplesmente vender produtos sem oferecer um atendimento personalizado.

Fornecer soluções a um cliente não se trata de enlatar um serviço e cobrar mais por isso, mas fazer disso um diferencial sem custo para que o cliente possa adquirir produtos que vão atender plenamente suas necessidades. E esse é um fator crucial.

Por quê optar por uma solução Monte Alegre?

A Monte Alegre tem envidado seus esforços para fornecer soluções no processamento de café desde o início de sua trajetória, estruturando seu modelo de negócio nessa filosofia. O know-how único adquirido ao longo desse tempo permitiu à Monte Alegre desenvolver esse método de trabalho único que consolidou sua marca no mercado cafeeiro.

Hoje a marca Monte Alegre está presente em usinas cafeeiras de armazéns gerais, fazendas e cooperativas em todas as regiões nacionais produtoras de café e em países da América, África, Ásia e Oceania.